Mãe lê-me uma história antes de dormir - Birras em Direto

Mãe lê-me uma história antes de dormir

Era uma vez um reguila com apenas 3 anos que gostava muito de histórias de aventura, o imaginário dos dragões, dinossauros e do lobo mau levava-o para um mundo onde pudesse ser a personagem principal, o verdadeiro super-herói.

Adoro que ele se sinta assim, adoro ver a felicidade no seu rosto quando lhe leio aquela história, as gargalhadas, a interação à medida que pronuncio aquele conjunto de palavras…

Agora anda viciado no livro “Os beijinhos do Lobo Mau“, um livro-fantoche super divertido que mostra às crianças que há sempre um amigo por perto para nos animar e nos encher de miminhos e beijinhos.

Vocês podem perguntar… Mas afinal o teu filho não pede para ver vídeos no Youtube antes de dormir?  Claro que pede e claro que às vezes deixo mas também me pede para lhe ler livros pois já é uma rotina aqui em casa.

Nunca consegui que ele adormecesse enquanto conto uma história, às vezes leio o livro 3 vezes e ainda me pede uma 4ª, eu é que digo que está na hora de dormir e ele lá refila um pouco mas acaba por ceder.

A raça dos miúdos decora logo as histórias todas e se fujo um pouco à história real diz-me logo que não é assim e conta-me ele a versão correta. Também vos acontece?

Ah e também já acabei por adormecer primeiro a ler-lhe uma história ahahah Típico nas Mães!

Vamos agora a estudos…

Sabiam que o momento de contar uma história é marcante para a vida das nossas crianças pois fortalece os vínculos de afeto entre pais e filhos e ajuda ainda no bom desenvolvimento cerebral aumentando a memória?

Eles começam a desenvolver a fala mais rapidamente já que estamos a estimular o cérebro nesse sentido.

Adoro contar uma boa história que esteja recheada de sentimento e aprendizagem, que tenha sempre uma mensagem bonita para contar à criança. Eu apaixonei-me por livros na minha infância e tenho a certeza que os meus pais foram os responsáveis.

Aquelas histórias preenchiam os meus pensamentos com as mais incríveis aventuras e muitas vezes adormecia a imaginar que eu era a personagem principal e que o final era sempre feliz, o sono era profundo e os sonhos, esses sim eram cor de rosa 🙂 A minha imaginação conseguia tornar aquelas noites cheias de magia. E como podem ver, hoje tornou-se uma lembrança especial da minha infância.

Tenho a certeza que uma boa história ajuda as nossas crianças a dormir melhor e o facto de conseguirmos que esta experiência seja um hábito ajuda os nossos pequenos a perceberem que chegou o momento do descanso.

Mas não pensem que ler uma história antes de dormir irá só beneficiar as nossas crianças, nós também estamos a dar uma oportunidade de nos aproximarmos deles, estamos a proporcionar um momento bonito recheado de emoções, ilusões, sonhos e mensagens marcantes. Estamos a aprender a comunicar melhor com as nossas crianças.

O relógio marca 21h30, digo ao Rafael que está na hora de ir para a cama, deito-me com ele, leio as primeiras palavras e começa a imaginação na sua cabeça, começam as perguntas, a cumplicidade com a personagem, começa a grande aventura…E o final? Esse sim…É sempre FELIZ!

E tu também lês histórias ao teu filho?

Beijinhos

Lê também estes Artigos

Sem Comentários

Deixar Resposta