A partir de que idade devemos levar os nossos filhos ao dentista? - Birras em Direto

A partir de que idade devemos levar os nossos filhos ao dentista?

Esta é uma pergunta que a maioria das Mães, principalmente de primeira viagem faz pois não sabe a resposta. Quando começam a aparecer os primeiros dentes começamos logo a fazer uma boa higiene oral e pensamos que temos de levar os nossos filhos logo ao dentista.

Eu sei que muitos pensam dessa forma mas…

A não ser que haja algum problema com os dentes da nossa criança, ela só precisa de ir ao dentista aos 3 anos. Isto foi-me dito pela Pediatra e por alguns dentistas que conheço, no entanto há muitas opiniões distintas, como por exemplo, levarmos o nosso filho durante o primeiro ano de idade quando começam a surgir os dentinhos de leite. Para alguns pais pode ser cedo demais, para outros tarde mas a verdade é que este cuidado pode ser valioso para garantir uma boa saúde oral e evitar problemas no futuro.

Até esta idade a criança fica com a dentição de leite completa, ou seja com 20 dentes.

Sei que cometi alguns erros quando era criança e mesmo na adolescência mas fui a tempo de os remediar, mas pode não acontecer a todos. Comia imensas coisas com açúcar, não lavava os dentes 3 vezes ao dia, quando ia para a cama se não me apetecesse não os lavava e quando o fazia podia comer a seguir. Todos estes erros abriram as portas para cáries, tártaro, desvitalizações e não me quero lembrar de mais mas felizmente tudo se resolveu e até gosto do meu sorriso.

Todos sabemos que um sorriso bonito abre muitas portas e não nos podemos desleixar, não só pelo aspeto físico como pela saúde dos nossos dentes.

O Rafael está habituado desde bebé a escovar os dentes, eu ou o Pai escovamos sempre primeiro e depois damos-lhe a escova para ele dar os últimos retoques que só ele sabe. Ele não consegue escovar como nós por isso é que ainda fazemos questão de lhe escovarmos.

Marquei consulta e lá foi ele ao dentista, estava super entusiasmado e adorámos a Doutora Sofia, muito cuidadosa e atenciosa, deu-lhe um beijinho e ficou logo encantado.

Ela apenas viu como estavam os dentinhos do Rafael e a resposta foi que ele tinha uma higiene oral exemplar, estava tudo perfeito mas para ir de 6 em 6 meses só para dar uma vista de olhos e caso seja preciso algum procedimento avança logo.

E vocês Mamãs como tem corrido a higiene oral dos vossos birras?

Lê também estes Artigos

Sem Comentários

Deixar Resposta