Fotografia Dois é Par
Às vezes pensam que sou especialista em gravidez e fazem inúmeras perguntas, até mesmo as minhas amigas e alguns membros da minha família, talvez por ter três filhos ou por ter um blogue de maternidade. Não as julgo e até fico lisonjeada pois é sinal que confiam em mim e que posso de alguma forma ajudá-las nesta que é a fase mais importante da vida de qualquer mulher.
“Marta quais são os primeiros sintomas que podem indicar que estou grávida? Esta é uma das perguntas mais constantes e claro que me apetece rir à gargalhada mas consigo controlar-me e compreender o outro lado. Digo exatamente o que me aconteceu por experiência própria no entanto, o fiável é fazer um teste de gravidez visto que nem sempre uma mulher percebe os sinais, alguns podem ser confundidos com outras situações hormonais ou até não terem quaisquer sintomas. Cada gravidez é única!
A maioria das mulheres só dá conta que pode estar grávida quando a menstruação está atrasada mas no meu caso não foi bem assim.
Estes foram os primeiros sintomas que tive na gravidez:
Reparei que tinha um corrimento acastanhado e rapidamente fui pesquisar o que pudesse ser pois era a primeira vez que me tinha acontecido algo do género. Descobri que quando o óvulo fertilizado se implanta na parede do útero pode aparecer uma espécie de corrimento escuro muito normal nos primeiros dias da gravidez. Fiquei logo desconfiada e fui fazer o teste, aconteceu exatamente o mesmo na minha segunda gravidez.
Senti também algumas cólicas como se estivesse nas vésperas da menstruação mas um pouco mais fortes. O objetivo deste sintoma é preparar o útero para a expansão que irá sofrer ao longo dos 9 meses. Algumas destas cólicas eram tão fortes que me levaram ao hospital com receio de um aborto espontâneo.
Na primeira gravidez não tive enjoos mas na gravidez dos gémeos tive imensos e chegava mesmo a vomitar, tanto que perdi 3 quilos nos primeiros 3 meses de gravidez. A intensidade das náuseas pode variar de grávida para grávida, no entanto, este sintoma pode ser minimizado com alguns truques alimentares ou até mesmo com um medicamento prescrito. E atenção não podemos ficar mais do que 2/3 horas sem comer. Como não conseguia ingerir uma boa refeição até ao 4º mês de gravidez tinha de ir petiscando de hora a hora o que conseguia.
E a vontade de fazer chichi? Ui nem se fala… Desde o início da gravidez até ao final este é um dos piores sintomas e que não dá para esperar nem um segundo caso contrário o descuido é certo. As razões são simples, há um aumento de líquido a circular pelo corpo e os rins aceleram o seu funcionamento e não nos podemos esquecer que o crescimento do útero leva a uma pressão maior na bexiga.
O sono e o cansaço fizeram parte dos meus dias, principalmente após as refeições mas é muito normal pois tudo isto se deve ao excesso de hormonas e ao facto do metabolismo estar mais lento.
Senti também algumas dores de cabeça pois há um aumento do volume de sangue.
Os meu mamilos ficaram mais escuros e os seios maiores e mais sensíveis.
Nem vos falo das alterações de humor, de repente começava a chorar sem motivo aparente o que preocupava imenso o meu marido. A culpa é toda das hormonas 🙂
Cada mulher tem os seus sintomas e conheço casos que se não fosse a barriga crescer nem se apercebiam que estavam grávidas. Contem-me como descobriram que estavam grávidas. Tiveram alguns sintomas?
Beijinhos
Estou à tua espera também noInstagram e no Facebook
Só tens de me seguir
Sem Comentários