“Não gosto de ti Mãe” tem dito o Rafael ultimamente, quando o contrario, quando não lhe faço as vontades, basicamente quando digo NÃO. Nunca fiz esta chantagem com o meu filho, quando ele não age como esperado e dizer-lhe que não gosto dele ou que é feio. Acho a maior parvoíce este tipo de comentários e oiço tantas vezes outros pais dizerem isto e até mesmo pessoas da família. Quando é dirigido a ele repudio logo o comentário, quando são outras pessoas que não nos envolvem não posso fazer mal mas fico toda roída por dentro.
Vou contar-vos um episódio que aconteceu no domingo à noite:
Depois de um fim-de-semana na casa da Avó, no domingo ao final do dia o Pai foi buscá-lo e levou-o a passear e às compras ao supermercado, ele adora e ficou todo contente. Cheguou ao pé de mim e estava distante, nem um abraço e um beijinho me queria dar, isto não é nada normal nele. Dei-lhe o espaço que queria e precisava na altura mas mais tarde pedi-lhe um beijinho novamente e foi aí que saiu a bomba.
Não dou…Não gosto de ti Mãe! Eu só gosto do Pai e tu só gostas dos manos.
Óbvio que reagi logo com uma explicação e neguei o que estava a dizer. Disse-lhe que o amava muito e que não gostava só dos manos, que tinha muito amor para dar a todos.
Mas ele está a ver uma transformação brutal na Mãe, não só fisicamente mas principalmente porque muitas coisas me condicionam.
- Não consigo brincar com ele como antigamente mas conto-lhe histórias;
- Não consigo jogar à bola mas consigo fazer desenhos;
- Não consigo correr mas consigo brincar com os legos…
Tentei substituir tudo o que fazia com ele por outras coisas para não sentir tanto, mas como é uma criança com muita energia gosta muito mais de brincadeiras que exijam movimento em vez da concentração ( eu compreendo porque na escola ele fica horas e horas concentrado a aprender e quando chega a casa quer é extravasar).
Fiquei tão triste, fui para a cama nesse dia a chorar…O meu marido veio ter comigo e consolou-me. Ele sempre foi tão ligado a mim e não queria acreditar neste tipo de reação.
Felizmente nos dias seguintes tudo voltou ao normal e ainda me pediu desculpa pelo que disse. Conseguiu perceber que me tinha magoado e com apenas 3 anos deu a volta à situação, embora saiba que vêm aí muitos comentários deste género e tenho de me preparar.
Li bastante sobre este assunto e já percebi que é normal e que tenho de me habituar pois o excesso de confiança, os ciúmes, o amor que sentem por nós e quando os contrariamos resulta nisto. Não me digam que o meu filho é mal educado, não concordo e nem admito! Eles lidam com a frustração das mais diversas maneiras e ainda estão a aprender a gerir todos os sentimentos por isso nós Mães é que temos de dar a volta ao assunto e compreender.
O truque NÃO é agirmos da mesma forma:
– Não gosto de ti Mãe.
– Não faz mal…Eu também não gosto de ti filho!
Isto não é nada e sinceramente não nos leva a lado nenhum.
Mamãs como reagem numa situação destas? Contem-me tudo!
Beijinhos
Ola mamã, quantas vezes isso acontece cmg.
Quando o meu menino diz isso, respondo. Não faz mal filho, eu gosto de ti na mesma meu filho..
Quando lhe digo que estou zangada, que estou triste com aquilo k ele fez…ele responde…
Mamã gosto de ti na mesma…ou eu adoro te …
O meu filho tem 4anos e meio…