Então bora lá desfraldar! - Birras em Direto

Então bora lá desfraldar!

O desfralde é um assunto um pouco delicado pois o processo aqui em casa ainda continua, de vento em popa mas continua e muitas vezes lá há um descuido. Muita calma nessa hora é o que aconselho pois quando isso acontece voltamos a explicar ao Rafael que tem de pedir para fazer chichi ou ir logo ao bacio caso esteja em casa.

O Rafael tem neste momento 2 anos e 6 meses, começámos o desfralde no início do verão, com muito apoio da escolinha. Na realidade foi a educadora e as auxiliares que fizeram um bom trabalho, bom não, ótimo. Vá os pais também não se ficaram atrás eheheh

Às vezes, nós pais, temos a mania que o nosso filho demora sempre mais a atingir os objetivos que as outras crianças. Questionamo-nos sobre o porquê que os outros conseguem e o nosso filho ainda não? A educadora e as auxiliares acalmam-nos muito com todas estas interrogações, pois lidam diariamente com dezenas de crianças e cada uma tem o seu tempo.

Decidimos começar o desfralde no início do verão, devido ao bom tempo e também porque como ele tinha 2 anos e pouco já começava a entender as coisas de uma forma melhor. É verdade que o verão não influencia o desfralde mas facilita pois como têm pouca roupa, está bom tempo, as idas à praia…tudo isto torna o processo mais simples.

O que resultou connosco?

  • Comprámos aquelas fraldas tipo cueca
  • Fomos reforçando as idas à casa de banho
  • Pedíamos sempre para ele dizer quando quisesse fazer chichi e cocó
  • Nunca ralhámos com ele por um descuido, apenas falávamos sobre o assunto
  • À medida que sentíamos que o desfralde estava a resultar trocámos para as cuecas normais e ele adorou
  • Comprámos cuecas com bonecos e ele fica sempre muito entusiasmado quando as veste
  • Elogiávamos com bastante entusiasmo sempre que pedia ou ía sozinho ao bacio
  • Em casa andava sempre nú ou só com as cuecas para facilitar as idas ao bacio

O Rafael utiliza a fralda para dormir pois ainda não se consegue controlar durante a noite mas já vamos falando e tentando explicar para passarmos à próxima fase.

No entanto, devo confessar que ele teve um pequeno retrocesso quando fomos uma semana de férias para Cabo Verde. Sempre pensei que fosse melhorar e afinal piorou, mas quando voltou à sua rotina as coisas lá foram ao lugar. Calma que é normal isto acontecer!

Ouvi pessoas dizerem que o desfralde dos seus filhos aconteceu em apenas 3 dias, outras numa semana. Bem no meu caso levou alguns meses. Por isso não se preocupem, sintam o vosso filho, ele e vocês vão saber quando chegou o momento certo para o fazer.

As crianças são todas diferentes, umas com apenas 1 ano já conseguem controlar o esfíncter, outras só a partir dos 3 anos.

Dizem que:

  • Os meninos demoram mais tempo a tirar a fralda que as meninas
  • Os primeiros filhos demoram mais tempo no desfralde que os seguintes
  • Quando se apressa o desfralde numa criança que não está preparada pode atrasar o processo
  • A vida da criança no momento do desfralde não pode ter muitas mudanças, tem de estar a passar por uma fase tranquila, basicamente a sua rotina
  • As crianças devem ver os seus pais ou irmãos a irem à casa de banho pois as mesmas ainda funcionam muito por imitação e isso pode ajudar
  • Não se deve pressionar as crianças a utilizarem o bacio, deixem-nas explorar, sentem-nas vestidas, expliquem para que serve e como deve ser utilizado
  • O controlo do esfíncter diurno é diferente do noturno por isso não deve tirar a fralda de dia e de noite ao mesmo tempo
  • Reduzir os líquidos à noite ajuda a prevenir que faça chichi na cama

O desfralde pode ser uma dor de cabeça para os pais. No nosso caso acho que ajudou bastante mantermos a calma e termos muita paciência no que toca a este assunto.

Esta é mais uma etapa na vida dos nossos filhos e quando for superada não se esqueçam de elogiá-los. Afinal de contas estão a crescer e nós contribuímos para o seu crescimento.

Pensem que a criança é o reflexo dos pais por isso tudo o que dizemos e fazemos com ela, tem impacto no seu presente e no seu futuro.

Beijinhos e boa sorte nesse desfralde!

PS: Se gostaste deste Artigo e queres receber os próximos em 1ª mão pelo Messenger do facebook CLICA AQUI para subscreveres a minha Lista Exclusiva e tão Especial do Birras em Direto

Lê também estes Artigos

Sem Comentários

Deixar Resposta