Parto Normal ou Cesariana? - Birras em Direto

Parto Normal ou Cesariana?

Desde que engravidei novamente, várias pessoas me têm perguntado se vou ter parto normal ou cesariana. Se tivesse um dom gostaria de saber como é óbvio mas infelizmente não tenho e claro que não sei se será normal ou cesariana. Depois vem a pergunta mas gostavas que fosse o quê? Sei lá eu, o que me dê menos dores e que seja melhor para os bebés. O parto do Rafael foi normal mas como não levei epidural foi bastante doloroso, por isso só quero que me tirem as dores, é o que peço. Vocês acreditam que o meu marido filmou o parto  e ainda hoje não consigo ver o vídeo com som? Sabem porquê? Porque ele diz que eu parecia a miúda do exorcista a gritar ahahah Imaginam as dores certo? Sem anestesia com direito a corte, ferros e ventosas…Ou seja o menu completo!!! Ahhhhh parece que o meu cérebro voltou a lembrar-se deste momento como se fosse ontem.

Sei que nasci de cesariana e não tenho nenhum problema com isso. Oiço várias mulheres dizerem que nunca fariam cesariana e que o parto normal é sem dúvida melhor e claro não vou meter isso em questão. Mas no meu entender na altura é que vamos saber o que será melhor para mim e para os bebés.

Falei com algumas amigas sobre a cesariana porque tenho algumas dúvidas caso seja esse o desfecho. Umas disseram-me que a recuperação foi horrível, que levaram anestesia geral, que só viram o bebé horas depois…Outras contaram-me maravilhas. Tenho uma amiga que foi colada em vez de levar pontos ou agrafos e diz que a recuperação foi ótima, passados 3 dias já fazia tudo e não tinha dores. UAU quero algo desse género ahahahah

Claro que estou com medo, aliás não estou com medo, estou apavorada…

Pensei que nunca mais sentiria isto mas parece que estou grávida pela primeira vez pois tudo o que estou a sentir é novidade e o facto de serem gémeos ainda acresce mais preocupação! Ainda estou apenas de 4 meses mas mais para a frente sei que vou pensar mais neste assunto constantemente!

Contem-me as vossas experiências por favor!

Beijinhos

 

 

Lê também estes Artigos

Comentários (8)

  • Irina Freitas 5 meses ago Responder

    Olá Marta, antes de mais, muitos parabéns! Embora este post já tenha 2meses vou deixar aqui mais uma opinião! Escolhi parto normal… e tive cesariana de urgência com anestesia geral! Conheço as contrações mas não conheço as dores do parto. Mas sei que da próxima vez vou querer parto normal, se possível claro! As dores no pós operatório, no meu caso, foram muitas, tomei medicação durante 2 semanas e amamentei! Deitar e levantar da cama foi um sofrimento (costura interior e cola à superfície) embora também já tenha ouvido relatos de mulheres que não tiveram dores no pós operatório. Por isso entre dor no parto e dor no pós operatório, penso que prefiro as do parto, depois posso usufruir dos primeiros dias com mais qualidade. Tudo de bom!

  • Joana lopes 7 meses ago Responder

    Olá Marta. Parabéns pela gravidez de gémeos. Também sou mãe de gémeos com 2 anos e o meu medo durante a gravidez foi sempre o parto, pois eram dois e se fosse parto normal teria que fazer força a duplicar, mas como um dos gémeos estava sentado o originou a cesariana. E ainda bem, pois só posso dizer maravilhas! 👏👏👏 Quanto a recuperação foi óptima e a cicatriz é só uma marca bonita do quanto é bom ser mãe. No seu caso, o melhor mesmo é usufruir da gravidez e quando chegar a altura ver o melhor para os bebés e para si. Beijinhos

  • Joana 7 meses ago Responder

    Aaaah,por aqui tb gemeos. 32sem,2a gravidez e receios tantos 🙏🙏
    Primeira gravidez a epidural tb so resultou ao de leve e com direito a ventosas.. ui que recordaçao boa #sqn!! Agora vamos la ver o que nos espera. Sinceramente preocupa.me mais o facto de nascerem muito cedo,do que o parto em si. Que seja o melhor para ambos!
    Força,vai correr tudo bem 😘

  • Petra 7 meses ago Responder

    Olá,
    Compreendo as dúvidas e a ansiedade. Fui mae pela primeira vez tem 5 anos e como muitas desejava o parto normal, no entanto nao foi possível porque a minha linda menina achou de se sentar. Fiquei triste, decepcionada e super, super nervosa e ansiosa. No entanto digo a todas que não há melhor, tudo sem dor, vi-a nascer e estive com ela. Quanto á recuperação também nao tenho nada a dizer. Talvez o processo seja um bocadinho mais lento, como o levantar que só acontece algumas horas depois (mais do que no parto normal) algum desconforto e ligeiras dores. Mas tudo com força de vontade é incarado de forma diferente. Hoje se podesse escolher, escolheria cesariana sem dúvida. Acho que não temos que sofrer para recebermos os nossos bens preciosos 😉
    Mas é só a minha perspetiva!
    Confie e tudo vai correr bem…

  • Petra 7 meses ago Responder

    Olá,
    Compreendo as dúbidas e a ansiedade. Fui mae pela primeira vez tem 5 anos e como muitas desejava o parto normal, no entanto nao foi possível porque a minha linda menina achou de se sentar. Fiquei triste, decepcionada e super, super nervosa e ansiosa. No entanto digo a todas que não há melhor, tudo sem dor, vi-a nascer e estive com ela. Quanto á recuperação também nao tenho nada a dizer. Talvez o processo seja um bocadinho mais lento, como o levantar que só acontece algumas horas depois (mais do que no parto normal) algum desconforto e ligeiras dores. Mas tudo com força de vontade é incarado de forma diferente. Hoje se podesse escolher, escolheria cesariana sem dúvida. Acho que não temos que sofrer para recebermos os nossos bens preciosos 😉
    Mas é só a minha perspetiva!
    Confie e tudo vai correr bem…

  • Mónica Antunes 7 meses ago Responder

    Olá, Marta!
    Eu tenho 3 meninas, com 8, 6 e 1 anos respectivamente… E posso dizer te que nem sei o que é uma contração! 😊 Tive as minhas princesas nos braços sempre com cesarianas e fiquei fã! Isto sem poder comparar com um parto normal, claro…
    A minha primeira filhota ainda provocaram o parto para ser normal, mas como não fiz dilatação, teve de ser cesariana. As outras duas já foram cesarianas com hora marcada e pronto. Claro que foi assim porque foi num hospital particular, porque no público não é assim… Eu gostei das cesarianas porque não sofri muito para ter as minhas filhas, penso que não é preciso sofrer para ser mãe. Claro que as recuperações custaram um bocadinho, mas nada de insuportável… Não sei porquê, o parto normal sempre me aterrorizou mais! Tenho ideia que em caso de gémeos fazem mais vezes cesarianas, mas posso estar enganada…
    Gosto muito de ler o que escreves e desejo vos tudo de bom! Beijinhos

  • Filipa Melo 7 meses ago Responder

    Querida mamã…
    Fui mãe pela primeira vez, vai fazer dois meses, e fiz uma cesariana.
    Na minha situação, era a única possibilidade (fiz duas cirurgias anteriormente à coluna e para não agravar nada, não podia ter parto natural).
    Estava com um pouco de medo, até porque era para ser com anestesia geral (já que a epidural podia não resultar, devido à fibroso na cicatriz que tenho) e receava os efeitos secundários que se houver falar.
    No final, digo que nunca pensei que tudo corresse taoooo bem: a anestesista, maravilhosa equipa a minha, conseguiu fazer raqui (ficas anestesiada da cinta para baixo, e a diferença é que a epidural é dada fora da medula, e a raqui dentro da medula, o que a torna muito mais eficaz. Zero dor, ao ser dada, zero efeitos secundarios, nem uma dor de cabeça. Segredo? Nada de beber agua (só um golinho) nas primeiras horas.
    Vi o meu bebe nascer, foi um momento lindo, sem dor, emocionante, maravilhoso.

    Agora, uma gravidez de gémeos é algo lindo e único, que pela sua natureza já gera em nos alguma ansiedade (imagino eu…), por isso, sem querer dar conselho algum, o que eu faria era pensar mesmo o que é melhor para ti e para os bebes (independentemente do que diga seja quem for). Segue o teu coração e não penses demais. Tem um plano, mas não te apegues demasiado a ele…no final…vais ver que tudo vai correr ainda melhor do que imaginaste.

    Um beijinho
    Filipa

    Marta Rodrigues 7 meses ago Responder

    Obrigada pelas palavras Filipa. Como o meu parto natural foi tão mau estou com algum receio agora desta vez por serem gémeos. Mas na altura certamente farão o que será melhor. um beijo grande e muitas felicidades

Deixar Resposta