Alentejo sem birras e com muitas aventuras - Birras em Direto

Alentejo sem birras e com muitas aventuras

Organizar uma escapadinha não é tarefa fácil e quando envolve crianças, o processo torna-se mais complexo pois sabemos que eles são exigentes e precisam de entretenimento constante, caso contrário a coisa complica-se.

Para programar um fim de semana cheio de animação e que de certa forma desse para descansar tivemos a ajuda da Perfect Moments, uma empresa de atividades de animação turística que abrange programas de fim de semana em família ou entre amigos. Conheci a Helena, a fundadora desta empresa quando me casei nos céus de Fronteira à boleia de um balão de ar quente. Podem ler aqui o artigo sobre esse dia maravilhoso proporcionado pela Bad Bad Maria.

Fotografias Bárbara Araújo

Decidimos regressar ao sítio onde fomos muito felizes mas desta vez levámos o carro cheio não só de malas mas de filhos também eheheh Os dias estavam planeados com experiências inesquecíveis para a família e que vou contar-vos já de seguida.

Percebemos que é muito cansativo fazer uma escapadinha apenas de 2 dias quando o local fica a mais de 1 hora de distância da nossa casa, por isso decidimos que a partir de agora vamos sempre sexta, sábado, domingo e regressamos na segunda. Sexta-feira é basicamente para a viagem, desfazer as malas e explorar um pouco o local para reconhecimento. Sábado e domingo marcamos experiências e na segunda arrumamos tudo e regressamos por volta da hora de almoço. Fizemos assim desta vez e por mais cansados que estivéssemos não nos custou tanto como das vezes anteriores.

Castelo de Alter do Chão

Ficámos hospedados no Hotel Convento D´Alter e que agradável surpresa. Para além do profissionalismo dos trabalhadores, a atenção e simpatia destacaram-se bastante. Este local data de 1634 e nasce fruto da recuperação de um antigo Convento Franciscano. Confortável, este hotel é igualmente um monumento que pode ser visitado por qualquer curioso. Claramente é um sitio que respira história e cada recanto tem algo para contar. Ficámos encantados e com o desejo de voltar. Fomos preparados para dar um mergulho na piscina mas infelizmente não conseguimos pois o São Pedro não quis cooperar.

No sábado acordámos cedo pois nem poderia ser de outra forma, os gémeos têm o despertador para as 7h30 e não há excepções à regra. Tomámos um belo pequeno-almoço e fomos para o Monte Barrão usufruir das tais experiências. O programa icluia um passeio de Charrete e uma aula de pónei para o Rafael. Estava um pouco frio e tivemos de agasalhar os miúdos mas eles adoraram o passeio por terras alentejanas, o Diego até decidiu fazer uma soneca. O Rafael ficou encantado com o facto de estamos a ser “conduzidos” por um cavalo e as perguntas eram constantes, ainda hoje fala nisso. Momentos como este ficarão na sua memória. De seguida teve oportunidade de alimentar os cavalos, de escovar um pónei e finalmente de o poder montar. Portou-se muito bem, que orgulho!

A manhã foi repleta de aventura e abriu-nos o apetite. O restaurante estava marcado para as 13h00 mas como o entusiasmo era tanto, foi difícil separar o Rafa dos cavalos e acabámos por chegar 1hora mais tarde. Sou extremamente pontual e não gosto de esperar mas com filhos tem sido um pouco difícil estabelecer horários.

O nosso destino era o restaurante Petisqueira Alentejana em Ponte de Sor. O ambiente é acolhedor e familiar e o atendimento de excelência, a gastronomia de cariz tradicional é de comer e chorar por mais.

À tarde fui explorar Alter do Chão com o Rafael, brincámos no parque, corremos pelos caminhos da vila e o sorriso no seu rosto era constante. O Pai ficou com os gémeos no hotel pois estava com uma alergia que mal conseguia abrir os olhos. Quando chega a primavera acontece sempre o mesmo, lá andamos nós com Atarax atrás para todos os sítios que vamos.

Já estava na hora de degustarmos mais uma refeição. Aconselhados pela Helena do Monte Barrão fomos jantar ao Segredo d´Alecrim em Fronteira. Babem-se com os pratos e com a sobremesa. Como devem calcular por esta altura eu já não andava, rebolava. Acreditem que este restaurante tem o melhor atum braseado que alguma vez provei. Tendo eu costelas alentejanas, sou incapaz de negar seja o que for desta região. Deliro com tudo, desde o pão, passando pelos enchidos, pratos e no que toca às sobremesas é melhor nem me pronunciar.

Hora de descansar para o dia seguinte, o dia do passeio de barco na barragem do Maranhão. Sim fomos os 5 e os birrinhas adoraram! O barco é 100% electro-solar, não poluente, livre de óleos ou cheiros! Tivemos algumas aventuras, o que animou ainda mais a nossa viagem pelas calmas águas alentejanas. Salvámos um passarinho que não conseguia voar, saltou um peixe para o barco e os gémeos lembraram-se que estavam com fome e decidiram ter a sua refeição a bordo. O passeio foi proporcionado pela Além Tejo, uma empresa de animação turística situada no Clube Náutico de Avis. Esta empresa destaca-se pelas suas actividades serem 100% ecológicas. O ambiente sempre em primeiro lugar 🙂

Vocês sabem que gosto sempre de conhecer as histórias de cada pessoa e facilmente meto conversa com toda a gente. Por detrás deste projeto está um jovem casal que decidiu deixar o caos citadino e embarcar na aventura alentejana. Custou a adaptação mas agora não pensam sequer em regressar. Parabéns pela mudança Ricardo e Inês, são sem dúvida uma inspiração. Cada vez tenho mais vontade de fazer o mesmo!

Tivemos um almoço muito agradável no Monte Barrão . Para além de proporcionarem experiências para toda a família, têm alojamento que pode ser alugado durante todo o ano (para família, amigos, eventos) e ainda têm um negócio de venda de carne maturada diretamente ao consumidor. Podem explorar todos os serviços desta empresa aqui.

A escapadinha estava a ser incrível mas já era hora de regressar. Obrigada a todos aqueles que se cruzaram connosco nestes dias maravilhosos. Fica a saudade e a promessa de regressarmos um dia! 🙂

Estou à tua espera também no Instagram e no Facebook

Só tens de me seguir 🙂

Lê também estes Artigos

Sem Comentários

Deixar Resposta