O truque é descomplicar - Birras em Direto

O truque é descomplicar

Nos últimos dias tenho andado a pensar na mãe que me tornei. Isto porque me sinto diferente e, confesso-vos, para melhor.

Quando o Rafael nasceu tudo era novidade. Queria fazer a maioria das coisas sozinha e ficava frustrada quando não conseguia. Chorava ao ritmo dele e parecia carregar o mundo nos ombros, na alma, porque tudo parecia tão complicado. Era mãe de primeira viagem e tudo era novidade, uma autêntica aventura.

Desta feita decidi que tudo seria diferente. Era imperativo melhorar certas atitudes e evitar alguns erros. Sei que amadureci, sei que muitas coisas já não são propriamente novidade, mas estar com os gémeos durante o dia sozinha levantava-me dúvidas sobre se iria dar conta do recado.

Durante o internamento mantive sempre uma atitude muito positiva e descontraída. Acreditava que tudo ia correr bem e, felizmente, os birras aguentaram “no quentinho” até às 36 semanas, um objetivo cumprido para mim. Naqueles dois meses tive tempo de sobra para pensar, projetar o que queria ser para os meus filhos, como poderia ser uma mãe melhor, como poderia estar igualmente presente na vida de três filhos e um marido. Na minha opinião, o segredo é manter a calma nas situações mais difíceis e, acima de tudo, ser muito organizada. Sim, porque ainda me lembro de ter a casa num caos, não conseguir fazer nada por mim e andar sempre com o Rafael ao colo para evitar que chorasse. Tudo isto me deixava mais em baixo naquela altura.

Agora, optei por cuidar de mim para, consequentemente, estar ainda mais apta a cuidar dos meus e assim tem sido. Acho que interiorizei tanto este pensamento que, hoje em dia, já me sai como algo natural. A minha família e amigas notam que estou muito mais tranquila, que relativizo muito melhor os problemas e só dou importância aos assuntos que merecem realmente a minha atenção.

E o meu marido teve também um papel muito importante em tudo isto, porque sempre me deu força para fazer o que realmente me deixa feliz e esteve sempre presente nos melhores e piores momentos. Às vezes sinto que tenho sido uma “super-mulher”, ou uma “super-mãe”, mas não quero que pensem que estou a ser convencida. Não é disso que se trata. Tenho feito muitas comparações com a Marta de antigamente e, sinceramente, acho que esta me deixa mais feliz.

Sei que as crianças são difíceis, que cuidar de bebés é ainda mais complicado, que a privação do sono é uma tortura, que não ter tempo para comer nos deixa mal-humoradas, que olhar para o espelho pode ser um choque, mas, acreditem, enquanto não pensarmos e agirmos de outra forma as coisas só tendem a piorar.

As birras dos vossos filhos são constantes? As do meu nem se fala, e dão comigo em louca, mas respiro fundo e tento resolver a situação sozinha ou passo para o pai quando se afigura impossível. E vice-versa. Os bebés deviam trazer um livro de instruções, porque é muito complicado perceber alguns dos sinais que nos querem passar. Os porquês do choro e de algumas birras podem ser verdadeiros quebra-cabeças! A aprendizagem nesta fase da maternidade pode ser muito complicada, mas, acreditem, recompensa como nenhuma outra. O truque é descomplicar.

Não se sentem bem com o vosso corpo, nem com a vossa alimentação, e não têm tempo para fazer nada? Há sempre forma, nem que sejam 10 minutos por dia a subir e descer as escadas do vosso prédio. Vejo vídeos de coreografias de dança em casa e acompanho-os; saio uma a duas horas por dia, enquanto eles ficam com o pai, e vou fazer tratamentos na Body Concept; encomendei, durante três meses, refeições semanais à CacauTerraMia para poder entrar na rotina de ter uma família numerosa e poder ter uma alimentação saudável; faço as compras online pela óbvia falta de tempo para mais; não conseguimos ir jantar fora, não tem problema, chamamos os amigos para um bom momento dentro de portas; e podia dar muitos outros exemplos. O importante é saberem que existe sempre forma de contornar a situação para nos sentirmos melhores 🙂

E não esqueçam: mães felizes é sinónimo de filhos felizes!

 

Estou à tua espera também no Instagram e no Facebook 

Só tens de me seguir 
🙂

Lê também estes Artigos

Sem Comentários

Deixar Resposta