Quando soube que estava grávida marquei logo a consulta com a minha Obstetra, a Dra Eugénia Chaveiro e só queria saber se estava tudo bem e quais seriam os cuidados a ter daqui para a frente. Durante a ecografia brinquei com a médica e perguntei se era só um e contei a história da minha avó que teve 3 pares de gémeos, sim 6 filhos foram gémeos. Ela riu-se e disse que não sabia se era influência minha mas estava a ver mais uma placenta, no entanto para confirmar pediu-me que fosse almoçar e que regressasse depois para a Dra Susana Pinho fazer nova ecografia e confirmar.
Claro que durante o almoço pensei nisso, pensei na possibilidade de serem gémeos, visualizei uma casa cheia, o Rafa todo contente com os irmãos, pensei nas despesas como é óbvio…Enfim vieram-me à cabeça todas as questões e mais algumas.
Liguei ao meu marido, ele estava em reunião, até engoliu em seco, liguei à minha Mãe e ela diz-me que já tinha pensado nisso. Aquela mulher tem um 6º sentido bem apurado. Voltei e fiquei à espera que me chamassem. Quando entro para fazer a ecografia, a médica confirma que são gémeos, cada um tem a sua placenta, logo são gémeos falsos, mas…
A Doutora faz uma cara estranha, olha para a enfermeira e para mim e diz…Oh Marta não são dois…Estou a ver um terceiro saco gestacional…
Oi? Como assim? O meu cérebro congelou…Estava sozinha a receber aquela notícia, como é que eu iria assimilar aquela informação? Fui apenas à consulta normal e saio de lá com a notícia que posso ter 3 filhos a gerar dentro de mim?
Ok…vamos ter calma, a médica disse-me logo que tinha de repetir a ecografia daqui a 10 dias pois ainda era muito cedo para conseguir confirmar tudo com muita clareza.
Nem sei como saí de lá, a minha Obstetra pediu-me para a acompanhar à sua sala porque viu mesmo que fiquei abananada. Claro que fico contente mas ela mostrou-me todos os prós e contras. A gravidez é de altíssimo risco nestes casos, um deles pode não se desenvolver e acaba por não sobreviver.
Não sei o que pensei, acho que não estava em mim. Ainda por cima o meu cartão multibanco não estava a funcionar e eu não conseguia sair do hospital porque tinha de pagar o parque, liguei ao meu marido e tive de esperar por ele.
Contei-lhe tudo e avisei-o para não ficar muito efusivo porque a eco teria de ser repetida para ver tudo melhor, estava com apenas 5 semanas, estava tudo muito no início.
Claro que pensámos e falámos durante os próximos dias sobre o assunto…Claro que imaginámos a nossa vida com 4 filhos, a revolução que seria, mudar de carro, mudar de casa, as despesas…
Na primeira gravidez não tive muitos sintomas, apenas quebras de tensão e algumas contrações às 30 semanas e tive de ficar internada porque o Rafa quis nascer mais cedo. Não tive enjoos, nem dores, nem desejos, nem sono, nem cansaço e o birras aguentou na minha barriguinha até às 38 semanas e 3 dias 🙂
Desta vez está a ser tudo diferente, estou cansadíssima, sempre cheia de sono, não consigo comer bem, tudo me enjoa, só de pensar em comida até fico agoniada.
E foi num desses dias que estava mesmo mal, cheia de dores no baixo ventre, nos rins, com tonturas, cheia de sono que decido ligar para a saúde 24 onde me aconselharam a ir de imediato ao hospital.
Cheguei e sou atendida por um médico extremamente bruto, nada simpático e que foi tão rude ao ponto de me dizer:
“Você não vai ter nada trigémeos , você tem gémeos e o terceiro saco está a ser absorvido pelo corpo ou então era a placenta descolada, agora vá para casa que está tudo bem consigo. Não diga à sua família porque ainda é cedo e um pode não sobreviver ou os dois. Nós não sabemos, não somos advinhas…”
E foi este parvalhão que apanhei…não tenho outro nome para lhe chamar.
Saímos de lá com a sensação de que o chão se desmoronou outra vez, que nada sabíamos, cheios de medo.
E foi desta forma que soubemos que afinal não eram trigémeos mas sim gémeos…
Mais tarde fiz ecografia com outra Doutora ao qual me diz que era mesmo o terceiro saco mas estava a ser absorvido pelo corpo porque não estava a desenvolver-se como os outros dois. Pelo que me disseram esta é uma situação bastante recorrente.
Só quero que tudo corra bem e que venham com saúde, é o meu maior desejo!
Um beijinho grande
Foi também assim, mas de uma forma bem mais simpática, que soubemos que íamos ter um filho, afinal dois, ah podem ser três mas parece que este não está a desenvolver-se. Um turbilhão de emoções, alegria, euforia, misto de receio com as despesas que se avizinhavam a duplicar ou triplicar, e às 37semanas lá vieram os gémeos, M&Ms. É uma enorme bênção! Felicidades!!