É perigoso dormir de barriga para cima durante a gravidez? - Birras em Direto

É perigoso dormir de barriga para cima durante a gravidez?

Tenho tido esta questão na cabeça durante estes 4 meses e meio de gravidez, principalmente porque a barriga está a crescer a olhos vistos e torna-se cada vez mais desconfortável dormir seja em que posição for. Não sei se é o chamado “cérebro de grávida” ou outra coisa qualquer mas não me lembro de como dormia na gravidez do Rafael. Só mesmo no último mês porque tinha de dormir sentada, a azia era mais que muita e deitada ficava com a garganta a arder 🙁

Como me tenho esquecido de perguntar à obstetra comecei a pesquisar e encontrei algumas informações que achei muito importantes.

Vocês sabiam que a nossa posição enquanto dormimos é extremamente importante para a segurança do feto? 

Foram feitos alguns estudos e o risco de morte fetal pode duplicar se a gestante tiver o hábito de dormir de costas principalmente nos últimos meses da gravidez.

A melhor posição é sem dúvida de lado! Sinceramente é a posição que me dá mais jeito e claro não dispenso a almofada de amamentação que é ótima também na gravidez e ainda por cima a minha é grande e vocês não imaginam o conforto que me dá durante a noite.

Os investigadores consideram que o peso da barriga comprime os vasos sanguíneos, restringe o fluxo sanguíneo e a oxigenação do feto e até pode causar falta de ar à grávida.

Os médicos recomendam que a mulher opte por se deitar voltada para o lado esquerdo pois o sangue irá fluir melhor pelo cordão umbilical que por sua vez leva ao bebé o oxigénio e os nutrientes que precisa.

Eu acho que faz tudo sentido embora não perceba do assunto mas o que interessa é o que sinto.

E vocês mamãs como dormiam ou dormem durante a gravidez?

Um beijinho grande

Lê também estes Artigos

1 Comentário

  • Cátia Ferreira 1 semana ago Responder

    Olá. Eu dormi a gravidez do gu praticamente todo sempre de lado e quase sentada por causa da pressão no nervo ciático. Mais para o fim o gu estava mais do lado esquerdo e obrigava-me a virar pro lado direito senão pontapeava-me constantemente com toda a sua força. Acho que depende um bocado de cada criança e também do corpo da mãe. Continuação de boa gravidez. Bjs

Deixar Resposta