Sapinhos. A doença que apanhou os gémeos. - Birras em Direto

Sapinhos. A doença que apanhou os gémeos.

Há dias notei que os gémeos ficavam um pouco irritados quando bebiam o biberão, choravam bastante e eu não achei que fosse normal. Como o Rafa apanhou todas as doenças propícias da idade, acabei por ganhar alguma experiência. Assim, olhei para o interior das bocas deles e reparei que tinham manchinhas brancas, pensei que pudesse ser do leite, mas desconfiei pois lembrei-me de imediato que o Rafael teve uma candidíase oral, os chamados sapinhos, e que o aspeto era semelhante. Falo de uma infeção provocada por um fungo que afeta muitos bebés saudáveis antes dos seis meses devido a uma baixa de imunidade. Não é grave, mas é muito incomodativo.

Como no dia seguinte eles iam à pediatra, esperei para mostrar, ter a confirmação, e saber qual o tratamento mais indicado. Receitou-lhes o Mycostatin, um líquido que se mete dentro da boca com uma pipeta. Até agora não tem funcionado e já passaram mais de sete dias. Os malditos sapinhos não arredam pé, e eu estou aflita por eles, sobretudo com o Diego que bolsa mais do que devia e faz com que o ácido do estômago destrua a flora bacteriana natural da boca – logo os sapinhos desenvolvessem-se com maior facilidade.

A doença é contagiosa e, claro, que apanharam logo os dois pois às vezes trocam as chuchas (eles não, nós trocamos) e até bebem do mesmo biberão quando acordam ao mesmo tempo (para facilitar o processo, sento os dois nas espreguiçadeiras e dou leite a um depois ao outro e vou intercalando – dinâmicas de mãe de gémeos). Agora já aprendi e esterilizo os biberões sempre que são utilizados (como fazia com o Rafa), as chuchas vão igualmente para o esterilizador e já não as troco. Estou constantemente a desinfetar as mãos e peço sempre às pessoas que os vão pegar para o fazerem também. 

Quais os principais sintomas?

  • Aparecimentos de pontinhos brancos na boca do bebé e que podem ser confundidos com restos de leite;
  • Choro constante;
  • Febre acima dos 38ºC;
  • Dor e dificuldade em engolir.

Os sintomas podem variar de bebé para bebé, no caso dos gémeos apenas não tiveram febre (até agora).

Quais as principais causas?

A infeção é causada pelo fungo Candida albicans que pode ser transmitido para o bebé através do parto, ao passar pelo canal vaginal, pelo contacto do bebé com o fungo que pode estar no biberão ou na chucha ou até mesmo quando o bebé está a tomar antibiótico pois o uso deste medicamento faz com que a quantidade de bactérias benignas na boca reduza bastante.

Caso estejam a amamentar desinfetem também o mamilo após cada mamada.

ATENÇÃO: Não se automediquem nem o façam com os vossos filhos, consultem sempre o médico para saber o que devem fazer nestes casos.

Contem-me, os vossos bebés já apanharam sapinhos?

Lê também estes Artigos

Comentários (4)

  • Ana Filipa Aguiar 2 semanas ago Responder

    Olá. Já tive essa experiência…e demorou bastante tempo a passar. Apesar do meu na altura já nem usar muito o biberon por já ter introduzido os sólidos mas mesmo assim demorou bastante. A parte mais chata foi a seguir…o que me foi dito na altura é que eles acabam por engolir e então passou a manifestar-se na zona da fralda. E esta situação teve várias “recaídas”….numa 1a tentativa canesten e depois outra pomada, mas de vez em qdo lá aparecia e tinha que estar sempre atenta ao 1º sinal para atacar logo. As melhoras dos gémeos!!!

  • Andreia 2 semanas ago Responder

    Querida Marta, a minha bebe (já com 2 anos) também ganhou sapinhos, logo ao primeiro mês de vida e por acaso quem descobriu que ela estava assim foi a minha avó e disseme logo para comprar mel rosado e por na boca com um cotonete (limpar como fazemos nos ouvidos, mas na boca). Foram só precisos 2 dias para a boca voltar ao normal e a Laura voltar a mamar bem e sem dor !! Aquilo é milagroso, eu só usei 3/4 vezes e saiu logo tudo e em muito pouco tempo. Experimente 🙂 tem um sabor docinho e não faz mal se os bebés ingerirem 🙂 beijinhos e as melhoras dos birras !

  • Clara Marina Martins 2 semanas ago Responder

    Boa noite família Birras.

    Os sapinhos não é conhecido também por farfalho ou boqueira? Se for eu sei como resolver meu bebé já teve, deixou de comer e curou bem depressa em 3 dias já comia normalmente

  • Cátia Ferreira 2 semanas ago Responder

    Olá. O gu também teve sapinhos quando era mais bebé. E como frequenta a creche desde os 4 meses é comum apanharem essa doença principalmente na faixa etária em que levam tudo a boca e é mais fácil de se contagiarem uns aos outros, mas nada que uma boa desinfecção não resolva . Com ele sempre usei o Daktarin, em 2/3 dias estava curado. 😘 e as melhoras dos birras

Deixar Resposta