Acabaste de entrar no último trimestre de gravidez, o parto aproxima-se e de repente invade-te uma imensa vontade de limpar e organizar a casa? Não te preocupes, não estás sozinha! Eu e muitas outras mulheres sentimos o mesmo (podia-nos ter dado para pior!).
Quem me conhece sabe que não consigo ter a casa desarrumada e/ou por limpar. Sabe que sou capaz de ficar de mau humor ao longo do dia se as coisas não estiverem organizadas. É um mal de família e acreditem que criticava imenso a minha mãe por ser assim, mas sou igual (pela boca morre o peixe!).
No entanto, agora que se aproxima o grande momento, está a ser cada vez mais difícil fazer as coisas em casa, porque fico ainda mais ansiosa e quero fazer tudo. Que chatice!
O cansaço é imenso, o sono nem se fala, o peso da barriga torna-se insuportável até para uma simples caminhada, agora imaginem limpar e arrumar uma casa… Já para não dizer que a minha médica me proibiu de fazer este tipo de coisas. Mulheres, vocês sabem e compreendem o que digo. Tenho a certeza que se passa ou passou o mesmo convosco.
Na gravidez do Rafael até os armários da cozinha limpei. Agora chamem-me de maluca, sim, porque tive de subir um escadote.
Na realidade, o que me preocupa é que, segundo alguns estudos, o facto de nos dar para limpar e arrumar a casa significa que os nossos bebés estão prestes a nascer e neste caso não é o que pretendemos. Aguentem mais uns dois meses no “forno”, pode ser?!
Será que esta é uma maneira das grávidas se distraírem? No meu caso, não é de certeza. Estou sempre ocupada com mil coisas que vão bem mais além da casa, mas enfim…Acredito que seja o nosso instinto maternal de querer deixar a casa a brilhar para a chegada do novo membro. Tenho a certeza que este síndrome vai desaparecer assim que o nosso bebé nascer. Nem vamos ter tempo para pensar nisso.
Por tudo isto, atenção, se te der esta parvoíce na cabeça, como me deu a mim e a muitas grávidas, não faças nada que coloque em risco a tua saúde ou a do bebé, como carregar objetos pesados ou subir escadas e cadeiras. Pede ao teu companheiro ou a alguém da família para te ajudar e, acima de tudo, aproveita para descansar e guardar energias para os tempos que se aproximam, pois não serão nada fáceis.
Beijinhos
Sem Comentários