A Gravidez pode ser o tema mais feliz para muitas mulheres mas para outras pode ser o maior tabu, pode vir associado a tristeza, raiva, revolta… Pode ser sinónimo de sentimentos muito maus, completamente inversos aos que estamos habituadas.
Quando a mulher se junta ou se casa, a primeira pergunta que a maioria das pessoas faz é:
Então e agora quando decidem ter filhos?
O problema é que não sabemos que lutas aquela mulher pode estar a travar, lutas essas relacionadas com a gravidez.
Sim é um momento muito bonito quando decidimos ter filhos, é mágico…Mas será que o caminho é tão simples para uns como é para outros?
Nasci para ser Mãe – dizemos nós uma série de vezes!
E seremos nós a decidir isso? E se o caminho não for esse? E se a luta for constante? E se não conseguirmos? E se demorarmos anos? E se o problema for nosso? Ou do nosso marido? Ou não souberem que problema é?
Tantas questões…
Quando o caminho é dificultado, temos de cuidado com os comentários, podem ser as nossas melhores amigas e por mais que possam partilhar a sua história connosco, vamos pensar duas vezes antes de abrir a boca. Ok?
O que não deves dizer a uma mulher que não consegue engravidar?
- Então? Já está na hora de engravidares? Quando pensas nisso?
- Fartas-te de tentar engravidar e eu que não queria, estou com esta barriga gigante…
- Não penses muito nisso que depois acontece…Vais ver é psicológico.
- Estás a tentar há tanto tempo… Não quero imaginar o que estás a passar. Não sei se iria aguentar.
- Já foste à net ver todas as técnicas para engravidar?
- Já foste ao médico?
- Faz o tratamento e consegues logo.
- Já que não consegues engravidar porque não adotas?
- Se não engravidas em idade fértil, mais tarde vai ser pior.
- Devias ter tentado quando eras mais nova.
- Se calhar não nasceste para ser Mãe…
- Então? Já estás grávida? Foi desta?
- És tu ou o teu marido que têm o problema?
- Eu conheço outras mulheres que não conseguem engravidar, não és a única.
- Tens de te acalmar porque deves andar muito ansiosa e stressada…
Não vale a pena explicar cada ponto acima escrito, todas nós temos consciência do que pretendem com cada pergunta e cada afirmação. Às vezes conhecemos a história, outras vezes nem sabemos se estão a tentar engravidar. Também eu já cometi o erro de me sair com uma destas expressões e hoje penso o quanto deve ter doído à outra pessoa por mais inofensiva que tivesse sido no momento.
Vocês acreditam que quando engravidei dos gémeos, custou-me imenso partilhar a notícia com pessoas próximas que sei que não conseguem engravidar? Parecia que estava a atirar a notícia à cara e senti-me tão mal… Eu sei que nem devia ter tido este tipo de pensamento mas não consegui evitar. 🙁
Um bebé é uma dádiva, é uma alegria que não nos cabe no peito, um amor inigualável, um sentimento mágico. É uma benção conseguirmos engravidar e vamos abrir o nosso coração a todas as Mulheres que tentam, que não desistem e até a todas as que não conseguiram… O nosso pensamento está convosco.
Vamos partilhar mais Amor e menos desdém, mais amizade, mais carinho, mais consolo…
Dá aquilo que queres receber e vais ver a tua vida a correr muito melhor.
Um beijinho muito grande
Olá Marta. Sei tão bem o que isto é. Tenho uma filha que vais fazer 6 anos em Dezembro e já estou a tentar engravidar à 2 anos e nada. Os médicos não conseguem explicar o porquê de não conseguir. Primeiro disseram me que eram efeitos da pílula, depois disseram que era tudo psicológico e ansiedade… O que é certo é que está tudo bem comigo e com o meu marido e temos uma filha juntos por isso não há incompatibilidade. Têm sido meses dolorosos. Cada vez que a menstruação não vem acende se a esperança mas depois cai me tudo quando ela vem. E ver pessoas próximas que já vão no terceiro ainda me dói mais. Não porque invejo mas porque também queria e só queria mais um e não tenho essa sorte. Mas não desisto tenho esperança que há de ser quando menos esperar, pelo menos sonho com isso todos os dias 🙏