Os birrinhas mais novos ainda não entraram para o colégio e já se familiarizaram com a maldita bronquiolite. Esta recusou dizer adeus com as diversas idas às urgências, soro, aerossol, lavagens nasais e até com internamento.
Eu explico…
Comecei a notar que os gémeos tinham alguma dificuldade em respirar, estavam constipados, obstruídos, farfalheira, tossiam imenso e muitas eram as vezes que no meio dessa tosse vomitavam o leite todo. Para agravar a preocupação tinha a sensação que durante a noite o Diego deixava de respirar.
Passaram-se cinco dias nesta situação à espera de melhorias, não os queria colocar num hospital sabendo todos os vírus que por lá moram. No entanto foi inevitável e tive de me dirigir às urgências. Bronquiolite foi o diagnóstico mas segundo a médica não havia muito mais a fazer que as conhecidas lavagens nasais. Disse ainda que não iriam piorar pois a partir daquele momento a bronquiolite iria começar a dar tréguas.
A verdade é que pioraram e a febre chegou sem aviso prévio. Passados quatro dias da última ida às urgências tivemos de nos deslocar novamente ao hospital. Desta vez o Diego teve de ficar internado pois o facto de deixar de respirar durante a noite preocupava os médicos que suspeitavam que fosse apneia. Felizmente não era, apenas tinha dificuldade em respirar devido à constipação.
Saímos de lá com o mesmo diagnóstico mas com uma indicação diferente. A médica aconselhou procurar profissionais que fizessem fisioterapia respiratória pediátrica. Por acaso, recentemente, tinha ouvido falar sobre o assunto no blog BabyTime da Raquel Rodrigues.
Cansada de noites mal dormidas e dias extenuantes com os dois doentes, decidi entrar em contacto com a Fisiolar. Para quem não sabe a Fisiolar é uma das primeiras e principais referências em serviços especializados de saúde ao domicílio em Portugal e disponibiliza tratamentos em todo o país, 7 dias por semana, ao longo de todo o ano e em horário alargado.
Têm noção do conforto deste serviço? O profissional de saúde vem até à nossa casa para tratar dos nossos filhos.
Solicitei o serviço de fisioterapia respiratória pediátrica ( 36€ por sessão ) também conhecida como ginástica ou massagem respiratória. Foram extremamente prestáveis e rápidos a dar uma resposta, no dia seguinte tinha a primeira sessão dos gémeos e as expectativas eram altas.
A fisioterapeuta, muito simpática e muito carinhosa com os bebés por sinal, assim que chegou fez um breve questionário sobre ambos para perceber o historial e após uma explicação sobre o tratamento decidiu metê-lo em prática. Utilizou um conjunto de técnicas terapêuticas manuais através da drenagem de secreções. Por mais incrível que pareça, os resultados foram praticamente imediatos. Uma sessão foi suficiente para o alívio imediato dos sintomas e no caso dos birras foram necessárias três sessões. A partir daí pudemos respirar de alívio e dizer adeus à bronquiolite.
Espreitem o vídeo que explica todo o processo da fisioterapia respiratória.
Estou à tua espera também noInstagram e no Facebook
Só tens de me seguir 🙂
Sem Comentários