Como preparar o filho para a chegada do irmão? - Birras em Direto

Como preparar o filho para a chegada do irmão?

Na realidade fiquei um pouco confusa sobre este tema. Nem eu estou preparada para ter mais um filho, neste caso dois quanto mais preparar uma criança para a chegada dos irmãos. Todas as pessoas quiseram dar palpites sobre este assunto, os mais próximos pediram-me para não lhe dizer até ter os 3 meses de gravidez, outros disseram-me que era melhor não dizer nada, apenas quando nascessem e outros faziam questão de estar sempre a lembrá-lo sobre o facto de ter mais 2 irmãos, que tinha de acalmar, ajudar a mãe e o pai…

Enfim…nem eu sei se concordo com alguma destas formas de pensar ou agir…

Como estou a preparar o meu filho para a chegada dos irmãos?

Não esperei pelos 3 meses de gravidez, fui falando com ele desde que soube que estava grávida, expliquei que a barriga da mamã ía começar a crescer porque ele ía ter mais 2 irmãos que já gostavam muito dele.

Inicialmente eles iriam ser muito pequeninos por isso não conseguiam brincar com ele mas quando crescessem já seria possível. Mostrei-lhe fotos dele quando era bebé e quando eu estava grávida.

Expliquei-lhe um pouco da rotina que a mãe e o pai irão ter quando os manos nascerem para não se assustar com tudo no momento.

Quando estamos com  bebés digo-lhe que os irmãos serão assim e ele fica com um ar tão ternurento, até dá gosto ver.

Ele foi encaixando alguma destas informações e claro que não lhe disse tudo no mesmo dia. 

Foi muito engraçado porque no dia da Mãe, ainda não tinha dito a ninguém que estava grávida e quando ele estava a fazer um trabalho na escola para mim, a educadora perguntou-lhe o que poderia ele dizer sobre a mãe e ele muito descontraído diz:

A minha Mãe mete chocapic na mesa para eu comer, vai comigo e com a Yara ao parque e tem dois bebés na barriga.

Ahahahah e claro que quando eu contei a novidade, pensava eu, já não o era na escola!

Anda super entusiasmado e está constantemente a falar nos irmãos. Claro que penso que os ciúmes irão acabar por chegar e acho que será super normal. A atenção está toda centrada nele e daqui a alguns meses terá de ser repartida mas acredito que a comunicação é o melhor meio neste caso.

Estou constantemente a dizer-lhe que o Amor que sinto por ele irá continuar para sempre e no coração da mãe haverá Amor também para os irmãos. O Amor nunca acaba, não tem limites e a mãe pode amar de igual forma. 

Ainda não comprámos muitas coisas para os gémeos mas quando começarmos a comprar quero envolvê-lo no processo porque acho que é importante, ele ter uma voz ativa nas coisas dos mãos, escolher coisas para eles. Tenho a certeza que o vai entusiasmar.

Quero contar-vos também duas reações que me deixaram um pouco apreensiva:

1- Estava a tirar fotos com ele, na escola, para festejar o dia da Mãe e ele estava todo vaidoso a dar-me beijinhos e de repente o fotógrafo diz: Dá um beijinho na barriga da mãe. Ele não gostou muito que a atenção já não estivesse nele e disse muito rápido: Não quero dar beijinhos aos manos.

2- Ele tem-me visto vomitar várias vezes, ficar enjoada, muito cansada, de vez em quando tenho dores na barriga e como ele não percebe chega a dizer várias vezes que são os manos que me estão a bater. Coitadinho fica muito preocupado e claro que eu digo que não tem nada a ver com os manos, que a mãe só está um bocadinho mal disposta mas já vai passar.

Sei que são atitudes perfeitamente normais numa criança!

Tenho a certeza que vão ser inseparáveis e estou desejosa de ver 🙂

E vocês mamãs, como prepararam os vossos birras para a chegada do irmão?

Beijinhos

 

Lê também estes Artigos

Sem Comentários

Deixar Resposta