A felicidade da minha gravidez é extrema mas aliado a ele vem uma preocupação constante, a minha tiróide. Para quem não sabe, desenvolvi hipertiroidismo no pós-parto, o valores da minha tiróide estavam completamente passados e como descobri?
As minhas mãos e pernas tremiam constantemente, o meu pescoço inchou na zona da tiróide, andava sempre esfomeada e todos os dias emagrecia um quilo, o meu coração batia muito rápido e estava sempre cheia de calor ( no inverno ). Algo se estava a passar e fiz análises e uma ecografia à tiróide e confirmou-se, Hipertiroidismo, Doença de Graves. Fiz um tratamento durante algum tempo e há dois anos que tenho tudo controlado felizmente sem medicação.
De 6 em 6 meses tenho de fazer análises e uma eco à tiróide para verificar se está tudo bem. Assim que soube que estava grávida pensei nisso, fui ao meu médico ele pediu-me para fazer novos exames. As análises estavam ótimas, no entanto na eco visualizámos que a tiróide tinha aumentado de tamanho e poderia fazer pressão na traqueia. Na realidade, às vezes fico com a comida presa e engasgo-me , tenho obrigatoriamente de beber água logo de seguida para conseguir respirar. O médico pediu-me apenas para repetir as análises todos os meses durante a gravidez e não me preocupar com o resto. Gosto muito dele, está sempre na brincadeira e faz os pacientes descontraírem no meio de tanta preocupação. Como tenho o pescoço inchado e não gosto de me ver acho que depois da gravidez vou ponderar fazer um tratamento com iodo. Mas vamos pensar nisto mais à frente. Nunca pensei que a tiróide me desse tantas chatices.
O meu maior receio acabou por acontecer…Comecei com os malditos sintomas, fiquei na dúvida se pudessem ser do Nausefe, o medicamento que estava a tomar para os enjoos pois os sintomas são parecidos mas afinal não…Estava mesmo com Hipertiroidismo e agora?
Este maldito não me larga, esteve adormecido durante 2 anos e agora que estou a passar por um dos momentos mais felizes da minha vida voltou para me atormentar…Já não bastam os sintomas de uma gravidez de gémeos e agora tenho os sintomas do hiper que são detestáveis…
Fui de imediato ao meu endocrinologista, tive de parar de tomar as vitaminas que estava a tomar “Matervita” pois contêm iodo e eu já produzo em demasia não preciso de mais… e para juntar à festa comecei a tomar o Proycil até às 12 semanas e depois disso comecei o Metibasol. Vamos ver como tudo se desenrola daqui para a frente!
Desejem-me boa sorte pff!!!
Um beijinho grande
Vai correr tudo bem! Mts parabéns pela gravidez.
beijinhos
Obrigada querida Marisa. Um beijo grande