Mas afinal qual é a altura certa para ter um filho? - Birras em Direto

Mas afinal qual é a altura certa para ter um filho?

Ainda não chegou o momento ideal para ser Mãe / Pai! Quantas vezes ouvimos esta afirmação da boca de milhares de pessoas? As dúvidas são constantes mas o que prevalece em cima da mesa quando se quer ser Mãe ou Pai é o emprego, o dinheiro, a vida estável, depois vêm todas as outras…

Tomar a decisão de ter um filho tem de ser única e exclusivamente do casal, não importa quem os rodeia, as opiniões alheias mas sim o seu sentimento. Muitas vezes somos pressionados a ter filhos pela nossa família e amigos, pensam que já está na hora e também que têm o direito de opinar sobre a nossa decisão, a decisão mais importante das nossas vidas. Não é saudável e deixa-nos desconfortáveis!

Não sei se existe uma altura certa para se ter um filho, óbvio que há muitas coisas a ter em consideração mas a principal é o nosso desejo. Até podemos estar numa fase menos boa monetariamente, estar em mudança de trabalho, a estudar… Existem milhares de coisas que podem estar a fazer braço de ferro com a maternidade mas tudo depende de nós.

Há pessoas que pensam em todos os prós e contras de ter um filho, no seu casamento, na sua situação financeira, na casa em que vivem, no que poderão dar no futuro à criança, ainda não sentem que querem ser pais, esperam pelo emprego certo, ter um aumento…Mas também existem aquelas pessoas que apenas querem e avançam para tentar abraçar a maternidade, não importa mais nada a não ser o seu desejo e o resto irão dar a volta nem que seja de 180º para conseguirem criar e dar o melhor ao seu filho…

No meio das milhares de pessoas que preferiam esperar, estava lá eu! Conto-vos um bocadinho da minha história…

O Edi desejava muito um filho há anos mas eu achava que não estávamos ainda preparados financeiramente e o meu trabalho não permitia ( viajava constantemente ), no entanto, o desejo era mútuo. Mas decidi esperar, atrasar anos e anos, até que a nossa relação começou a ficar fria, distante, não só pelo facto de não querer ser Mãe ainda, mas porque o meu foco no emprego me estava a afastar cada vez mais dele. A minha prioridade, na altura, era a minha profissão mas inconscientemente. Ensinam-nos que devemos ter um emprego fixo e abraçá-lo para o resto da vida, tudo o que possa interferir com essa estabilidade devemos abolir. Será? Será que deve ser assim?

Ponderei muito, falámos imenso enquanto casal e decidimos tentar. Felizmente aconteceu tudo muito rápido, assim que deixámos os contraceptivos engravidei. A notícia assustou mas deixou-nos muito felizes. A adrenalina do meu dia a dia teve de abrandar e a minha prioridade mudou automaticamente.

Tudo farei para ver o meu filho feliz e a minha família unida. Nada é mais importante que o bem estar familiar.

E sabem o que aprendi?

Não existe altura certa, todos sabemos que vivemos insatisfeitos por natureza, existe sempre algum objetivo a atingir e se hoje conseguimos atingi-lo, amanhã será outro e a maternidade essa sim está sempre na fila de espera enquanto outros lhe vão passando à frente.

Eu esperei por aquela altura, não sei se foi boa ou não mas hoje sinto-me bem com a minha decisão.

Não há que haver medo! Nós conseguimos adaptar-nos, as prioridades mudam, o universo alinha-se connosco e depois? Depois só nos resta usufruir do melhor do mundo! Sermos Pais.

Sabias que:

  • Mesmo se um casal não tiver problemas de infertilidade, a mulher pode demorar cerca de 1 a 2 anos para engravidar
  • Em cada ciclo menstrual existe apenas 30% de possibilidade de concepção mesmo mantendo relações nos dias férteis
  • Ansiedade e stress atrasam as hipóteses da mulher engravidar
  • 70% dos casais tem uma crise no primeiro ano do primeiro filho

Tenham em conta que não devem ter um filho se têm um casamento infeliz e estão à espera de melhorar a relação pois as responsabilidades e as exigências vão acrescer, o cansaço também e a situação só irá piorar. Um filho precisa de amor, carinho, estabilidade emocional, muita paciência e dedicação.

Não há uma idade certa para ter um filho! Tenham porque sentem que o querem, porque anseiam pelo momento de o abraçar, de o ter nos vossos braços, de cuidar, de serem pais, de serem os MELHORES PAIS!

Beijinhos

PS: Se gostaste deste Artigo e queres receber os próximos em 1ª mão pelo Messenger do facebook CLICA AQUI para subscreveres a minha Lista Exclusiva e tão Especial do Birras em Direto

Lê também estes Artigos

Sem Comentários

Deixar Resposta