6 dicas para lidares com os pesadelos do teu filho - Birras em Direto

6 dicas para lidares com os pesadelos do teu filho

O meu filho costuma ter alguns pesadelos ou terrores noturnos, ainda não consegui distingui-los muito bem embora me digam que têm características distintas. Acorda aos gritos durante a noite, a chamar pela Mãe ou pelo Pai. O último que me lembre, disse que a bruxa má estava atrás dele para lhe fazer mal. Também nós temos sonhos maus e nem sempre conseguimos deixar de pensar neles, imaginem as crianças. Temos de tentar compreender que sonho foi, se pode ser uma extensão da realidade ou se foi algo imaginário. É muito importante o nosso apoio neste caso. Eu dou sempre importância aos sonhos dele, posso não o demonstrar com tanta intensidade para não agravar o problema mas tento sempre contornar a situação.

Segundo a pediatra eles têm muitos pesadelos desde bebés e eu comprovo isso com a experiência cá de casa.

Como esta situação passou a ser recorrente aqui em casa tive de fazer alguma pesquisa sobre o assunto e claro meti em prática para ver se funcionava ou não com ele.

Seguem algumas dicas para aprenderem a lidar com os pesadelos dos vossos tesouros:

  1. Confirma que o teu filho está mesmo acordado, tenta falar com ele com uma voz calma, aproxima-te e conforta-o. Só assim o consegues tranquilizar. EXEMPLO: Já falei aqui algumas vezes que quando o meu filho tem um pesadelo eu não posso agarrá-lo logo para o confortar, tenho de o deixar acalmar e só depois o abraço. Tive de aprender a lidar com isso porque não sabia como havia de resolver a situação.
  2. Tenta saber que pesadelo teve o teu filho para conseguires contornar a situação, diz-lhe que não é real. EXEMPLO: O meu filho sonha muito com bruxas más, ou que a mãe e o pai fugiram e o deixaram sozinho, este tipo de pesadelos é normal segundo o que me contam, eu tento sempre apaziguá-lo e explico que não existe nenhuma bruxa, em casa só está a Mãe, o Pai e a nossa cadelinha a Yara, acendo a luz para ele confirmar…Volto a deitá-lo faço-lhe festinhas na cabeça, canto uma música calma e ele volta a entrar no sono.
  3.  Conta uma história feliz antes do teu filho adormecer, com cenários bonitos, personagens boas. Um mundo cor de rosa por assim dizer. Vais ver que facilita uma boa noite de sono. Acho mesmo que quando o meu filho sonha com as bruxas é porque andou a ver coisas no youtube que supostamente são para crianças mas que até assustam os adultos, sempre que o vejo a ver isso mudo logo e digo que a Mãe não gosta.
  4. Dá-lhe o seu peluche favorito na hora de deitar e diz-lhe que ambos vão ter sonhos felizes e que o seu melhor amigo vai estar sempre com ele para o proteger.
  5. Muitos beijinhos, abraços, muitos mimos, muito afeto não só durante o dia como é óbvio mas antes de dormir também para dar à criança uma sensação de segurança e apoio familiar.
  6. A luz de presença é outro dos métodos muito importante para ajudar numa boa noite de sono, dizem. No meu caso eu não uso, confesso que coloquei inicialmente mas ele ficava mais desperto do que sonolento por isso decidi retirar, não me admira porque eu sou igual, só consigo adormecer com tudo apagado.

Estas foram algumas dicas para evitar os terríveis pesadelos do teu filho! Algumas funcionam comigo, pode ser que funcionem contigo também.

E tu o que fazes para combater os pesadelos dos teus tesouros? Quero saber porque estou sempre pronta para saber novas dicas. Ser Mãe é uma aprendizagem diária 🙂

Beijinhos

Segue-me também no Instagram :) https://www.instagram.com/marta_rrodrigues/

Lê também estes Artigos

Sem Comentários

Deixar Resposta