O meu filho tem brinquedos a mais! - Birras em Direto

O meu filho tem brinquedos a mais!

O meu filho recebe no Natal dezenas de brinquedos, nos anos é a mesma coisa. Ele até fica confuso com tantos e acaba por não brincar com quase nenhum. A perdição dele são bolas e carros e já tem uma coleção enorme. Sinceramente acho que as nossas crianças têm brinquedos a mais, quantas vezes vi o meu filho a brincar com tampas de garrafas, com caixas de cozinha e até rolos de papel higiénico. Ele adora receber presentes como é óbvio mas muitos deles brinca na hora e esquece-se depois…

Acho que se contam pelos dedos de uma mão os brinquedos que eu e o Pai lhe demos pois as pessoas à nossa volta encarregam-se disso!

No Natal, a minha sogra mascarou-se de Pai Natal e começou a distribuir os presentes, começou pelos mais novos, quando chegou a vez do Rafael deu-lhe o primeiro e ele ficou muito contente, quando lhe foi dar o segundo, ele disse: “Não Pai Natal já tenho o meu”. Na sua inocência pensou que seria apenas aquele, claro que quando chegaram mais uns quantos a felicidade dele ia aumentando. Desde aí que está sempre a pedir presentes porque pensa que a qualquer momento vão chover mais uns quantos. Preferia a inocência do meu filho antes deste Natal quando só queria apenas um… ahahahah

Adoro que lhe ofereçam experiências em vez de brinquedos… A minha cunhada Edna é um excelente exemplo disso, já lhe deu um bilhete para um concerto para bebés no Oceanário e  uma ida ao Badoca Safari Park, experiências inesquecíveis para ele. Ela tem um site “Lá vem ela com histórias” se quiserem espreitar 🙂

Nós Pais devemos questionar-nos sobre a função de cada brinquedo, sobre o estímulo que irá provocar na criança, hoje em dia existem inúmeros brinquedos que ajudam no desenvolvimento da criança. Não podemos é comprar brinquedos para colmatar a nossa ausência. Isso é importante!

Claro que muitos Pais não gostam de dar “brinquedos digitais”, mas nos dias de hoje é impossível os nossos filhos não brincarem com eles, estamos na era digital e claro não podemos proibir as nossas crianças mas também não podemos cair em exageros, tem de ser tudo controlado.

O objetivo dos brinquedos deveria ser desenvolver a criatividade, a imaginação e aperfeiçoar as habilidades das crianças. No dia a dia as crianças são bombardeadas com publicidades dos brinquedos que estão na moda e claro que vão querê-los a todos, mas existem outros que não passam de moda, os custos são mínimos e são igualmente estimulantes para eles, como jogar à bola, andar de bicicleta, brincar às casinhas, jogar á apanhada… Ai como eu tenho saudades destes tempos 🙂

Enquanto estou a escrever este artigo, o Rafael estava a ver um filme no Ipad, cansou-se, desligou-o e foi brincar aos saltos para o chão, pediu para colocar música e está a dançar neste momento. Como vêm até eles se fartam da tecnologia!

Sabiam que:

  • Segundo alguns estudos, ter poucos brinquedos faz com que a criança se concentre mais e não disperse a atenção, brinca mais tempo com o mesmo pois há menos escolha.
  • As crianças que têm muitos brinquedos tornam-se adultos muito consumistas.
  • Ter poucos brinquedos faz com que as crianças valorizem mais o que têm.
  • As nossas crianças estão a brincar cada vez menos.
  • O uso excessivo dos tablets, telemóveis, jogos compromete a capacidade de espera da criança, pois na tecnologia a resposta é imediata, logo satisfaz rapidamente os seus desejos. Na vida nem sempre as coisas são assim…

Um casal do EUA decidiu que durante um ano não iria comprar roupas e brinquedos para si e para os seus filhos. A decisão foi tomada porque estavam a sentir que com esse consumismo eles e os filhos tinham perdido o que realmente importava na vida, tempo de qualidade uns com os outros. Não disseram nada aos filhos, uma menina de 5 anos e um menino de 7 anos. Os pais fizeram questão de mostrar que teriam mais tempo com os seus filhos e foi essa a mudança que os mesmos sentiram. Quando os seus filhos foram questionados sobre o ano em questão responderam que a única diferença que sentiram foi que estavam mais vezes juntos com os seus pais, família e amigos. Fascinante não é?

As crianças preferem brincar com os seus pais que com as dezenas de brinquedos que têm acumulados nos seus quartos! Isso é a mais pura das verdades!

Atenção não estou a falar das crianças no geral, há tantas crianças que precisam de brinquedos, que não têm um carrinho ou uma boneca e era esse o seu grande sonho. Já dei muitos brinquedos a quem mais precisa e vou continuar a dar. Certamente vocês fazem igual 🙂

E aí em casa? Passa-se o mesmo? Também tropeçam na quantidade exuberante de brinquedos dos vossos filhos?

 

Lê também estes Artigos

Sem Comentários

Deixar Resposta