Tenho tido esta questão na cabeça durante estes 4 meses e meio de gravidez, principalmente porque a barriga está a crescer a olhos vistos e torna-se cada vez mais desconfortável dormir seja em que posição for. Não sei se é o chamado “cérebro de grávida” ou outra coisa qualquer mas não me lembro de como dormia na gravidez do Rafael. Só mesmo no último mês porque tinha de dormir sentada, a azia era mais que muita e deitada ficava com a garganta a arder 🙁
Como me tenho esquecido de perguntar à obstetra comecei a pesquisar e encontrei algumas informações que achei muito importantes.
Vocês sabiam que a nossa posição enquanto dormimos é extremamente importante para a segurança do feto?
Foram feitos alguns estudos e o risco de morte fetal pode duplicar se a gestante tiver o hábito de dormir de costas principalmente nos últimos meses da gravidez.
A melhor posição é sem dúvida de lado! Sinceramente é a posição que me dá mais jeito e claro não dispenso a almofada de amamentação que é ótima também na gravidez e ainda por cima a minha é grande e vocês não imaginam o conforto que me dá durante a noite.
Os investigadores consideram que o peso da barriga comprime os vasos sanguíneos, restringe o fluxo sanguíneo e a oxigenação do feto e até pode causar falta de ar à grávida.
Os médicos recomendam que a mulher opte por se deitar voltada para o lado esquerdo pois o sangue irá fluir melhor pelo cordão umbilical que por sua vez leva ao bebé o oxigénio e os nutrientes que precisa.
Eu acho que faz tudo sentido embora não perceba do assunto mas o que interessa é o que sinto.
E vocês mamãs como dormiam ou dormem durante a gravidez?
Um beijinho grande
Olá! Eu durante a gravidez sabia dos riscos de dormir de barriga para cima, mas, embora eu me deitasse sempre de lado, de manhã acordava sempre virada para cima. E, sim, de vez em quando ficava preocupada… Mas felizmente tudo correu bem!
Olá. Eu dormi a gravidez do gu praticamente todo sempre de lado e quase sentada por causa da pressão no nervo ciático. Mais para o fim o gu estava mais do lado esquerdo e obrigava-me a virar pro lado direito senão pontapeava-me constantemente com toda a sua força. Acho que depende um bocado de cada criança e também do corpo da mãe. Continuação de boa gravidez. Bjs