Vamos lá dar a volta ao mau feitio do nosso filho - Birras em Direto

Vamos lá dar a volta ao mau feitio do nosso filho

Há uns dias uma grande amiga ligou-me desesperada a dizer que a filha andava com um feitiozinho daqueles que até a faz fugir… Birras e mais birras… Disse-me também que iria deixar de ir a certos sítios pois ela não consegue ficar quieta, quer tudo, atira-se para o chão aos gritos, fica com o corpo como uma pedra e deixa-a à beira da loucura. Pediu-me conselhos e algumas dicas pois tenho um pestinha aqui em casa que é exatamente o mesmo… Ela ia descrevendo a filha e a mim parecia-me que estava a falar do Rafael ahahah

Vamos lá dar a volta ao mau feitio dos nossos birras?

Estas foram as dicas que eu lhe dei e apesar dela dizer que já tinha implementado algumas iria tentar novamente…Muita paciência e não desistir é o truque 🙂

  • Antecipa-te

Nós melhor que ninguém conhecemos os nossos filhos e sabemos quando uma birra está a prestes a chegar, basta estarem em dia não. Vamos distraí-los pode ser? Vamos ser mais espertas e mudar de assunto para outro que os deixe entusiasmados, uma brincadeira que eles adorem. Vamos mudar o caminho que o pensamento daqueles birrinhas estariam prestes a fazer naquele preciso momento.

  • Não desistas

Falhamos muitas vezes esta. Às vezes dizemos Não e com o objetivo de não ceder mas eles conseguem fazer uma chantagem emocional tão grande com aqueles olhinhos, com berros, com lágrimas que no fim acabamos por lhes fazer a vontade só porque estamos cansadas. Eles conhecem-nos muito bem e são mais inteligentes do que pensamos por isso se começamos a dizer Não temos de prevalecer até ao final.

  • Evita gritos e palmadas

Eles conseguem levar-nos à loucura é verdade, então se acordam virados nesses dia, vai tudo à frente. Mas se pensares bem quando gritamos ou quando damos uma palmada não adianta nada. O que aprendem eles? Vão repetir exatamente o mesmo, seja connosco ou com outras pessoas e a agressividade não resolve só piora. Quando grito o Rafael grita mais alto e quando lhe dou uma palmada no rabiosque, ui parece que o fim do mundo chegou…

  • Comunica

A comunicação é a base de uma boa relação em todas as circunstâncias e se lhes ensinarmos isto desde cedo vai ser muito mais fácil para eles, pois como são ainda tão pequeninos não se conseguem expressar como deve ser. Até nós passamos pelo mesmo e somos adultos, no caso deles é a maneira de exteriorizarem o que sentem mas é sempre tudo muito genuíno e amplificado a 500% ahahahah

  • Ocupa-o

A maioria das nossas crianças tem energia para dar e vender por isso, se estiverem constantemente ocupadas com brincadeiras, a ajudar os pais nas tarefas, algo que tanto gostam, ou seja, se tiverem um dia totalmente preenchido, não se vão lembrar de se portarem mal e no fim do dia vão estar prontinhos para dormir sem birras.

  • A importância da palavra “Desculpa”

Não lhes vamos apontar o dedo e chamar-lhes de meninos feios, vamos sim explicar-lhes o que acabou de acontecer e de que forma magoaram a Mãe, que erraram, como se deveriam ter comportado, o que não deviam ter feito… Mostrem o valor da palavra desculpa e quando tiverem vocês de pedir não hesitem pois eles vêm-nos como os seus maiores exemplos.

  • Não sejas infantil

Temos de ter consciência de quem é a criança e quem é o adulto e muitas vezes isto mistura-se. Quantas vezes somos mais infantis que eles? Não vamos entrar em disputa e sim compreender o que querem e tentar mostrar aquilo que pretendemos de forma inteligente e não da mesma. Pois no fim já são os dois com mau feitio e a fazer birras e não apenas a criança. Dar o exemplo é o melhor que podemos fazer. Não nos podemos esquecer que eles são o nosso espelho. E se achas que às vezes estás prestes a perder o controlo então afasta-te e pede ajuda a quem estiver mais próximo ( Pai, Avó, Avô, Tia, etc ) , não há problema e todos nós sabemos que quem está de fora por vezes tem mais facilidade em resolver o problema pois não o sente da mesma forma que nós.

Estas são apenas 7 dicas que tento seguir aqui em casa… Claro que às vezes funcionam e outras vezes não, claro que umas fazem mais sentido em algumas situações que outras… Mas para ser sincera estas técnicas têm-me ajudado imenso a lidar com certos comportamentos.

E vocês como contornam o mau feitio do vosso filho?

Beijinhos

Estou à tua espera também no Instagram e no Facebook 

Só tens de me seguir 
🙂

Lê também estes Artigos

Sem Comentários

Deixar Resposta