O que eu faço quando o meu filho não me obedece - Birras em Direto

O que eu faço quando o meu filho não me obedece

Rafael anda cá…

Rafael não faças isso…

Rafael vais estragar o carro se o mandares para o chão com força…

Rafael cuidado, vai devagar que está a chover e depois cais…

Rafael não é preciso gritares…

Primeiro peço com jeitinho mas às vezes não vai lá…

Segunda tentativa, a voz fica mais grave e em tom imperativo exijo que faça o que quero…

Se mesmo assim não vai lá…vou tentando…tentando…

Até que às vezes desespero e dá comigo em louca! Ele passa os limites, chego a pensar que não tenho uma solução para conseguir resolver as situações.

Se é um menino meigo, simpático, educado, uma criança amorosa, por outro lado desafia tudo e todos e dá comigo em maluca!

Já perguntei à educadora e auxiliar se ele era um menino respeitador, obediente, se cumpria as regras no Colégio e qual não é o meu espanto quando a resposta é SIM a TUDO. Expliquei a situação e elas riem-se e respondem-me que se passa o mesmo com a maioria dos pais, pois nós vacilamos, a confiança que têm connosco é muita e eles já conhecem todos os nossos fracos.

São mais espertos que nós é o que é…

CHEGA A SER BASTANTE CANSATIVO!!!

Eu sei que o diálogo é a chave principal para a solução deste problema e sinceramente às vezes funciona, outras vezes parece que estou a falar para a parede! Não sou um caso isolado, muitas outras mães debatem este assunto comigo e sinto que não há algo milagroso que possa mudar estes comportamentos.

Mas….

Pesquisei muito sobre o assunto e encontrei algumas dicas que ajudaram aqui em casa e caso se passe o mesmo convosco, BOA SORTE:

  • Devemos baixar-nos à sua altura, olhá-los nos olhos e num tom baixinho pedir para fazerem o que pretendermos;
  • Devemos sempre explicar o porquê de estarmos a fazer aquele pedido para perceberem o motivo;
  • Se eles tiverem uma explicação também para não o fazerem, voltem a mostrar que a vossa é que prevalece e os adultos são vocês;
  • Devemos usar uma linguagem adequada à faixa etária da criança;
  • Não devemos desistir, eles não nos podem vencer pelo cansaço pois vão apanhar as nossas fraquezas e irão repetir na próxima vez;
  • Eles vão fazer birra, e nós vamos continuar firmes, sem levantar a voz e mão!!! Não nos podemos esquecer que eles serão o nosso reflexo no futuro;
  • Vamos tentar desviar a sua atenção para outro assunto ( esta dica funciona sempre connosco );
  • Vamos evitar a chantagem ( tão difícil não fazer esta ), muitas vezes pedimos para fazerem algo e desta forma serão compensados com outra coisa que os deixe felizes, no entanto não está certo pois assim só irão funcionar na base da chantagem e pensam que tudo na vida é facilitado e tem uma recompensa e nós sabemos que não é bem assim certo?
  • Não devemos falar e pedir várias coisas ao mesmo tempo, deixa-os confusos e não vão querer perceber-nos por isso ignoram-nos. Uma coisa de casa vez e com muita paciência;
  • Metê-los de castigo e não cumprirmos com a nossa palavra até ao final vai fazer-nos perder a credibilidade junto deles. Temos de ser coerentes!

A educação começa desde o nascimento dos nossos tesouros e dura para sempre… É um processo contínuo, não é fácil mas não podemos desistir. Eles farão o que nós fazemos…Quantas e quantas vezes vocês ficam de boca aberta porque eles mais tarde repetem uma expressão vossa? Eles são esponjas principalmente nestas idades… Cuidado com o que dizem e com o que fazem!!!

Falar, pedir, explicar e repetir, é chato, é cansativo mas dizem que funciona!

Força Mamãs, estamos todas no mesmo barco… E claro já sabem se tiverem outras dicas por favor partilhem comigo!!!

Um beijinho grande…

Lê também estes Artigos

Sem Comentários

Deixar Resposta