“Fazer oó?” O que é isso para o Rafael? Nunca gostou de adormecer! Desde que nasceu chora para dormir, tem um sono agitado e arranja mil e uma desculpas para não ficar na sua cama.
“ Mãe está um leão na minha cama, não quero dormir lá, tenho medo! “
Tento explicar-lhe que não tem nenhum bichinho na cama, que lá vai conseguir descansar para no dia seguinte acordar cheio de força e energia e assim já pode ir para a escola brincar com os seus amigos e com todas as bolas e carrinhos que ele quiser.
Nunca o consegui convencer. Dormir não é com ele!
Prefere adormecer no sofá ou na nossa cama mas com muito esforço. Não sei o que estamos a fazer de errado ou fizemos. Ultimamente a única solução tem sido adormecer na nossa cama depois de beber o “teté” (biberão com leitinho) mas sempre acompanhado por mim ou pelo pai. No entanto, até adormecer demora cerca de 1 hora e anda às voltas na cama, na horizontal, na vertical, na diagonal, com ele vale tudo! Quando já sentimos que entrou no sono profundo conseguimos ( ás vezes ) metê-lo na sua cama, mas lá para as 4h da madrugada acorda a chamar por mim e tenho de o trazer para junto de nós novamente.
Eu sei que não há problema a criança dormir na nossa cama, e eu adoro devo confessar, mas gostava que ele se habituasse à sua caminha e ao seu quarto.
O seu sono sempre foi muito agitado, às vezes acorda aos gritos e pelo que falei com a pediatra são os terrores noturnos. Tentamos acalmá-lo mas normalmente temos de o deixar sossegar sozinho e só depois o confortamos pois se tentarmos fazê-lo durante o pânico ele ainda grita mais.
Estima-se que 40% das crianças enfrentam dificuldades para dormir e o Rafael conta para a percentagem. 🙁
Sei que existem muitas situações que perturbam uma boa noite de sono à criança como por exemplo:
- A televisão ficar ligada na hora de dormir ( sempre desligada no nosso caso )
- Não estabelecer uma rotina diária ( tentamos sempre levá-lo para a cama às 21h, só adormece passado 1h30m )
- Ambiente calmo e propício ao sono ( tentamos sempre )
- Sesta durante a tarde ( já me disseram para ele não fazer sesta à tarde para ter mais sono à noite mas não concordo pois sei que as crianças até aos 4 anos precisam desse tempo para descansar)
Cada criança tem a sua personalidade e comporta-se de maneira diferente… Eu sei! Mas alguém passa ou passou pelo mesmo que queira dar algumas dicas? Iria agradecer bastante!
Ahhhhhh…a desesperar !!!
Beijinhos
PS: Se gostaste deste Artigo e queres receber os próximos em 1ª mão pelo Messenger do facebook CLICA AQUI para subscreveres a minha Lista Exclusiva e tão Especial do Birras em Direto
ola Marta por aqui é igual o meu tem 7 anos e todos os dias tem uma historia nova ou que vai sair um mostro no armario ou que esta alguem debaixo da cama faz tudo para dormir com os pais bjs
1001 desculpas para dormirem aninhados a nós 🙂
Olá Marta,
Tenho um bebê com 10 meses e em determinada altura estavamos com muitas dificuldades com o sono dele. Acabamos por ir a um pediatra especialista em disturbios do sono. Ele atende na CUF das Descobertas e chama-se Dr. Filipe Glória Silva. Acho que esta dificuldade com o seu filho poderia ser amenizada com o aconselhamento de um especialista, pois parece-me que é preciso perceber qual é o verdadeiro problema. Espero ter ajudado…
Olá olá 🙂 Muito obrigada pela ajuda! Vou ver sim e depois dou feedback!!! Beijinhos grandes
Olá! Por aqui a bebé só tem 3 meses e no berço dela acorda de 2 em 2 horas… Isto quando não acorda assim que a ponho lá. Sei que ainda é bebé é é normal fazer somos pequenos… O que é certo é que a tenho deixado dormir na nossa cama (ando exausta e ainda nem comecei a trabalhar) ela tem feito o primeiro sono entre 04-05horas seguidas…
A mãe já experimentou dormir com o menino na cama dele e depois “fugir”? Pode resultar…
Olá minha querida Inês 🙂 Sim já experimentei mas o grande problema é que ele não quer mesmo dormir lá diz que prefere a cama dos papás! Tirei-lhe as grades por pensar que fosse dele se sentir preso mas nem assim foi lá! Vamos continua a inovar até conseguirmos eheheh
Relativamente ao sono da sua bebé acho que é normal o que ela está a fazer, ainda é muito pequenina. O meu não dormia 2 horas seguidas. Depende dos bebés mas espero que essa exaustão vá passando. Beijinhos 🙂
Ola Marta. Gostava muito de te poder ajudar mas, salvo raras excepções, cá em casa são todos uns anjos para adormecer. Apenas o Tomás acorda às vezes durante a noite e fala imenso durante o sono mas nada de mais… eu acordo quando o ouço e vou para perto dele, ele nem se apercebe…
Cá por casa o pior e “aturar” os dias, porque as noites essas são calmas… Beijinhos
Olá Romina 🙂 Os dias cá em casa são cheios de energia, essa nunca acaba mesmo! Ahahahah Obrigada pela tua partilha minha querida. Beijinhos para ti e para os mais pequenos 🙂
Gostava de te ajudar mas eu sou daquelas mães terríveis (dizem!) que dorme com o filho. O Santiago também demora muito para adormecer e experimenta 1001 posições diferentes antes, mas depois acaba por dormir descansado o resto da noite (e acredito que tem a ver com o facto de estar mesmo ali ao lado). Não sei se existem técnicas certeiras para estas coisas, sei apenas que vamos sentir muitas saudades de tudo e que amor é sempre a solução.
Boa sorte Martinha!
Minha querida, quando coloco o Rafa na cama dele assim que adormece fico logo com saudades de o sentir junto a mim na minha cama ( que controvérsia ) mas é mesmo assim eheheh
Obrigada minha querida! Um beijo enorme
Olá Marta!
Felizmente, até à data, a Matilde é tranquila para adormecer. Só nos dias que são mais agitados é que à noite é mais difícil adormecer, mas sempre pediu para ir para a caminha dela o que para nós é ótimo (apesar de gostarmos muito quando ela adormece ao pé de nós)!
Beijinhos
Olá querida Inês 🙂
Eu adoro dormir com o Rafael, tirando a parte dos pés na minha cara, nos pontapés na barriga e toda uma luta que acontece durante a noite ahahahah
Desde que nasceu que não gosta de adormecer… Já li muitos livros e tentei meter muita coisa em prática mas parece que com ele nada resulta ou então somos nós que estamos a fazer algo de errado!
Estou a torcer que o próximo seja mais tranquilo ahahahah
Beijinhos grandes